Ciclo Nacional de Formação – Aula 4 São Paulo – Dependência, subdesenvolvimento e a Revolução Brasileira

Ciclo Nacional de Formação da Revolução Brasileira - Aula 4 São Paulo

Dependência, subdesenvolvimento e a Revolução Brasileira

Com Nildo Ouriques, economista da UFSC e presidente do Instituto de Estudos Latino-americanos (Iela-UFSC)

 

11 de maio - Sábado - 14h30 às 19h30

 

Local:

Local: Sindicato dos Bancários

Rua São Bento, 413 - próximo ao metrô São Bento - São Paulo

 

Ementa:

  • Analise crítica dos três séculos de colonialismo e o processo de independência. A independência política, a formação do estado nacional e a consolidação da dependência econômica. Diferenciação histórica e teórica entre colonialismo e dependência. Importância e limites do conceito de subdesenvolvimento e critica as teorias do desenvolvimentismo como expressão da consciência burguesa na periferia capitalista latino-americana.
  • Bases teóricas e sociais do estruturalismo cepalino (CEPAL). O fracasso do desenvolvimentismo e a emergência do neodesenvolvimentismo. As transformações recentes do desenvolvimento capitalista latino-americano em geral e do brasileiro em particular.
  • A crise terminal do Plano Real e a emergência do capitalismo rentista periférico. O fim da estabilidade política, do pacto de classes e o avanço do liberalismo. Crise financeira do Estado e austeridade social permanente.
  • A crise do regime político e a Revolução Brasileira. Raízes históricas da RB e sua necessidade histórica. A fase atual da RB revolução e contrarrevolução no Brasil contemporâneo.

Programa:

  1. Diferenciação histórica entre colonialismo e dependência.
  2. Importância e limites do conceito de subdesenvolvimento e critica as teorias do desenvolvimentismo como expressão da consciência burguesa na periferia capitalista latino-americana.
  3. A crise terminal do Plano Real e a emergência do capitalismo rentista periférico 4 – A crise do regime político e a Revolução Brasileira.

 

O CICLO NACIONAL DE FORMAÇÃO DA REVOLUÇÃO BRASILEIRA é formado por cursos e minicursos que discutem questões candentes do nosso país, direcionados ao público em geral, especialmente estudantes, docentes, sindicalistas, trabalhadores e movimentos populares. São 4 aulas ao longo de 4 meses. Esta é a última aula da Etapa São Paulo.

 

 

Formulário de Inscrição:

aproveite e faça agora mesmo sua inscrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *