Ciclo Nacional de Formação pela Revolução Brasileira em Florianópolis: Crise do sindicalismo e o futuro da organização dos trabalhadores

Ciclo Nacional de Formação pela Revolução Brasileira em Florianópolis/SC - 3ª etapa

Com Mauricio Mulinari, economista

 

06 de julho - Sábado - 15h

 

Local: Sindsaúde

Rua Frei Evaristo, 77 - Centro

 

Ementa:

  • Abordagem histórica e crítica sobre a ascensão, maturidade e crise terminal do atual modelo sindical brasileiro.
  • Caracterização da centralidade da luta operária na construção da Revolução Brasileira e do socialismo.
  • Delimitação dos momentos de expansão vigorosa da relação orgânica entre classe trabalhadora e organizações sindicais como períodos de ruptura epistemológica na forma de conceber a política sindical, períodos onde o horizonte revolucionário e a questão nacional foram postas no centro da atuação sindical.
  • Crítica às concepções autonomistas sobre a luta histórica dos trabalhadores, que reivindicam uma determinada autonomia abstrata do movimento operário brasileiro e lhe retiram o significado histórico, tendo como consequência prático-teórica a adequação ao modo de produção capitalista e posterior definhamento.
  • Avaliação do período recente de guerra de classes iniciado com o ajuste da presidenta Dilma, desestruturação completa do modelo sindical por meio da reforma trabalhista de 2016 e perspectivas para o futuro das organizações da classe trabalhadora.

Programa:

  1. Surgimento da luta operária e criação do modelo sindical brasileiro (séc XIX – 1975)
  2. Crise da ditadura e redemocratização: potencialidades e limites do surgimento da CUT como alternativa ao modelo sindical (1975 - 1991)
  3. Reestruturação produtiva como resposta à ascensão das lutas operárias, crise do modelo sindical e trajetória política da CUT e das demais centrais sindicais (1991 – 2011)
  4. Guerra de classes e momento de ruptura política: perspectivas de organização da classe trabalhadora diante da crise terminal do modelo sindical (2011 – período atual)

 

O CICLO NACIONAL DE FORMAÇÃO DA REVOLUÇÃO BRASILEIRA é formado por cursos e minicursos que discutem questões candentes do nosso país, direcionados ao público em geral, especialmente estudantes, docentes, sindicalistas, trabalhadores e movimentos populares. São 4 aulas ao longo de 4 meses.

 

 

Formulário de Inscrição:

aproveite e faça agora mesmo sua inscrição

Spread the love

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.