Minicurso do Ciclo Nacional de Formação da Revolução Brasileira – Aula 3 – Salvador/BA

Minicurso do Ciclo Nacional de Formação da Revolução Brasileira - Aula 3 - Salvador/BA

Economia Política da crise brasileira

Com Daniel Corrêa da Silva, economista e professor da área de Relações Internacionais

 

25 de maio - Sábado - 14h às 19h

 

Local:

Faculdade de Economia da UFBA (Praça da Piedade)

 

Ementa:

  • As etapas de implantação do Plano Real na esteira do combate à inflação e seu significado para a burguesia e para os trabalhadores.
  • Âncora cambial e processo de liberalização econômica. Acordos com o Fundo Monetário Internacional, reformas de Estado e privatizações.
  • Âncora fiscal, tripé macroeconômico e a austeridade como fundamento.
  • Centralidade da dívida pública como mecanismo de acumulação de capital após o Plano Real. O ciclo de expansão do capitalismo dependente e a valorização do preço dos bens agrícolas e minerais.
  • Desnacionalização econômica, concentração industrial e especialização regressiva. A crise de 2008, política externa da ordem e a ideologia do país emergente. A reversão dos preços internacionais dos bens agrícolas e minerais e a economia política da Nova Matriz Econômica.
  • Crise do sistema político petucano e a retomada dos protestos populares em 2013. As eleições polarizadas de 2014 e acirramento da guerra de classes a partir de 2015. A destituição de Dilma em 2016 e o programa ultraliberal de Michel Temer.
  • Perspectivas da luta de classes no Brasil, a necessidade do radicalismo político e do horizonte revolucionário como forma de enfrentamento à guerra de classes imposta pela burguesia.

 

Programa:

  1. O Plano Real é mais do que um plano monetário (1994-1999)
  2. A ilusão do neodesenvolvimentismo (2000-2008)
  3. Vulnerabilidade externa e o esgotamento do ciclo (2008-2012)
  4. Crise do sistema petucano, contrarreformas e horizonte revolucionário (2013-2018)

 

O CICLO NACIONAL DE FORMAÇÃO DA REVOLUÇÃO BRASILEIRA é formado por cursos e minicursos que discutem questões candentes do nosso país, direcionados ao público em geral, especialmente estudantes, docentes, sindicalistas, trabalhadores e movimentos populares. São 4 aulas ao longo de 4 meses.

 

 

 

 

Formulário de Inscrição:

aproveite e faça agora mesmo sua inscrição

Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.