CICLO DE FORMAÇÃO DA REVOLUÇÃO BRASILEIRA – SÃO PAULO – NOVO LOCAL e HORÁRIO

NOVO LOCAL E HORÁRIO:

Sindicato dos Bancários – SP

Rua São Bento, 413 – Centro. Próximo Metrô São Bento

23 de março – das 14:30 às 19:30

Minicurso do Ciclo Nacional de Formação da Revolução Brasileira em São Paulo

Com Daniel Corrêa da Silva, economista e professor da área de Relações Internacionais

É a segunda aula do “Ciclo Nacional de Formação da Revolução Brasileira – Módulo São Paulo”

 

INSCRIÇÕES: https://bit.ly/2U7FDlp

 

Ementa:

  • As etapas de implantação do Plano Real na esteira do combate à inflação e seu significado para a burguesia e para os trabalhadores.
  • Âncora cambial e processo de liberalização econômica. Acordos com o Fundo Monetário Internacional, reformas de Estado e privatizações.
  • Âncora fiscal, tripé macroeconômico e a austeridade como fundamento.
  • Centralidade da dívida pública como mecanismo de acumulação de capital após o Plano Real. O ciclo de expansão do capitalismo dependente e a valorização do preço dos bens agrícolas e minerais.
  • Desnacionalização econômica, concentração industrial e especialização regressiva. A crise de 2008, política externa da ordem e a ideologia do país emergente. A reversão dos preços internacionais dos bens
    agrícolas e minerais e a economia política da Nova Matriz Econômica.
  • Crise do sistema político petucano e a retomada dos protestos populares em 2013. As eleições polarizadas de 2014 e acirramento da guerra de classes a partir de 2015. A destituição de Dilma em 2016 e o programa ultraliberal de Michel Temer. Perspectivas da luta de classes no Brasil, a necessidade do radicalismo político e do horizonte revolucionário como forma de enfrentamento à guerra de classes imposta pela burguesia.

 

Programa:

  1. O Plano Real é mais do que um plano monetário (1994-1999)
  2. A ilusão do neodesenvolvimentismo (2000-2008)
  3. Vulnerabilidade externa e o esgotamento do ciclo (2008-2012)
  4. Crise do sistema petucano, contrarreformas e horizonte revolucionário (2013-2018)

 

O CICLO NACIONAL DE FORMAÇÃO DA REVOLUÇÃO BRASILEIRA é formado por cursos e minicursos que discutem questões candentes do nosso país, direcionados ao público em geral, especialmente estudantes, docentes, sindicalistas, trabalhadores e movimentos populares.

 

São 4 aulas ao longo de 4 meses. A primeira foi no dia 2 de fevereiro, e teve como tema o sindicalismo, com Prof. Maurício Mulinari. E as demais estão discriminadas abaixo:

 

23 de Março

“Economia Política da crise brasileira”, (Prof. Daniel Corrêa da Silva, economista e mestre em Relações Internacionais pela UFSC)

 

13 de Abril

“Centralidade do trabalho, política e luta de classes: crítica às teorias da pós-modernidade e os (des)caminhos da miséria da razão” (Profa. Angelica Lovatto, cientista política UNESP)

 

11 de Maio

“Dependência, subdesenvolvimento e revolução brasileira” (Prof. Nildo Ouriques, economista UFSC)

 

Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.