Sobre a ameaça sofrida pelo Candidato ao Governo do Espírito Santo Capitão Vinícius Sousa

No dia 24 de julho, militantes da nossa organização identificaram uma campanha de arrecadação com finalidade criminosa em um site de financiamento coletivo. A vaquinha, intitulada “Arma para matar Vinícius Sousa” constituiu uma nítida ameaça ao pré-candidato da Revolução Brasileira ao governo do Espírito Santo pelo Polo Socialista Revolucionário, sob legenda do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU. As medidas policiais cabíveis foram imediatamente requeridas e agora, após discussão conjunta, nosso camarada advogado André Moreira está opondo Representação formal ao Tribunal Regional Eleitoral e ao Ministério Público Eleitoral.

Apesar de ainda não identificarmos o indivíduo ou o grupo que está por trás dessa ameaça, entendemos que a sua motivação é mais que bem conhecida: a visibilidade da campanha do Capitão Vinícius Sousa, a única da esquerda no estado. Mas não só isso. A razão pela qual tal sórdida tentativa de intimidação nos é dirigida é por sua importância no atual contexto e, em última instância, ao processo histórico da Revolução Brasileira.

O plano de governo da candidatura de Vinícius Sousa (oficializada em convenção ocorrida no último dia 30 de julho) constituirá um programa socialista para o estado do Espírito Santo. Representa os interesses dos trabalhadores do estado e se propõe a resolver seus problemas mais diretos. Problemas estes gerados pela dominação das oligarquias burguesas nos mais diversos setores da economia e da vida cotidiana. É construído em consonância com os movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos que integram os espaços organizados de luta da classe trabalhadora. É o programa da Revolução Brasileira para o Espírito Santo!

Quem teme este programa? Quem tem a perder com as pautas que propomos? Quem se sente ameaçado por um programa socialista voltado a atender os interesses mais imediatos da classe trabalhadora? Ora, certamente aqueles que possuem e representam interesses contrários aos dos trabalhadores! Aqueles que lucram diariamente com a superexploração do trabalho; aqueles que estão à frente do tortuoso processo de acumulação de capital em mãos de pouquíssimos e a custo da degradação cada vez maior dos que sustentam este processo; aqueles que têm na podridão do sistema político vulgar e alienante um instrumento mais que necessário para desviar o povo capixaba dos seus reais interesses. 

O programa da Revolução Brasileira ameaça diretamente os interesses das classes dominantes do ES e estas não podem permitir que a candidatura prospere! E se isso não pode ocorrer através dos meios legais, utilizam as medidas mais sujas e deploráveis, típicas de uma direita política desesperada e acuada.

Vinícius Sousa não começou a sua militância política ontem! Sua luta como militante de esquerda no ES vem de muitos anos. Sua luta como membro dos Policiais Antifascismo também é alvo de perseguição dentro da própria corporação em que atua cotidianamente, com zelo e dedicação exemplares. Agora como militante da Revolução Brasileira, construindo um programa socialista capixaba, sua atuação política adquire nova qualidade. Mais que nunca, seu compromisso de classe é visto como grande ameaça para aqueles que detém o poder nas mãos! 

Se, ao contrário do que pretendiam seus patrocinadores, uma ação repulsiva como essa serve para demonstrar a viabilidade da candidatura de Vinícius ao governo, serve, também, para renovar seu compromisso com a permanência na luta em prol dos trabalhadores, únicos interessados na transformação radical das estruturas políticas, econômicas, sociais e culturais no Espírito Santo e no Brasil! 

A Revolução Brasileira e o PSTU seguem firmes na campanha e convocam a base de todos os movimentos sociais, sindicatos e partidos da esquerda para se somarem neste projeto que é o único projeto para os trabalhadores capixabas. Nenhum passo para trás! Adiante e à esquerda sempre!

 

 

Spread the love

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.